Discoteca: RITA LEE, “Rita Lee” (Som Livre, 1980 / EMI-Odeon, 1991)

Discoteca

Na primavera de 1980 chegava às lojas de todo o Brasil o histórico LP “Rita Lee”. Segundo volume da parceria com Roberto de Carvalho, o disco era a consagração da dupla dinâmica Rita & Roberto, parceiros de música e vida.

Apesar de não ter título oficial, o LP é conhecido como Lança Perfume, nome da faixa que abre o disco, que imediatamente se transformou no clássico entre os clássicos de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Lança Perfume ultrapassou todas as fronteiras da música: invadiu as rádios, vitrolas, discotecas, pistas de dança, virou paixão nacional. E internacional, chegando ao topo das paradas de sucesso na França, invadindo a Billboard e pipocando em vários países da Europa e América Latina.

Na mesma trilha vitoriosa de Lança Perfume surgiram outros megahits: Baila Comigo, Nem luxo nem lixo, Caso Sério, Ôrra meu (uma bem-humorada brincadeira com o perfil do roqueiro brasileiro daqueles tempos), Bem-me-quer, João Ninguém (uma sátira com João Araújo, pai de Cazuza que, na época, era presidente da Som Livre) e Shangrilá, canção que cita partes da letra de Bad Trip, música gravada por Rita com Lúcia Turnbull nos anos 70 para o disco Tutti Frutti, que nunca foi lançado.

Falando em Shangrilá, Maria Bethânia incluiu em seu repertório, em 1982, um pot-pourri de Baila Comigo e Shangrilá, revisitado pela abelha rainha no show, CD e DVD Maricotinha ao vivo, de 2002.

Lançado pela Som Livre em 1980, o álbum passou a ser propriedade da EMI em 1991, quando a gravadora comprou os direitos sobre os discos gravados por Rita entre 1975 e 1985. Ganhou formato CD em 1995, com o lançamento da Rita Lee Collection, e reeditado em 2006 no formato digipack.

Músicas:

Lança perfume (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
Bem-me-quer (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
Baila Comigo (Rita Lee)
Shangrilá (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
Caso Sério (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
Nem luxo nem lixo (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
João Ninguém (Roberto de Carvalho e Rita Lee)
Ôrra Meu (Rita Lee)

Produzido por Guto Graça Mello

9 comments

  • Favor anviar-me a letra da música da Rita Lee. Bom José?
    Olha o que foi meu bom José, se apaixonar pela donzela…
    Obrigada.
    Maria Helena

  • Importantíssima artista de peso imensurável e talento extraordinário.Rita é também uma influência e referência para as mulheres.Leve e direta em suas composições críticas e nada cansativa e comum nas letras românticas, Rita ainda confere o talento de jovens artistas como por exemplo, Cássia, Pitty, denter outras e outros.

  • Também preciso da letra e se possível música de Rita Lee, "Meu Bom José",a mesma canção pedida por Maria Helena Franca em 25/03/2008.
    Obrigada

  • Que dizer? Fantastica Rita Lee, Joao Gilberto ten razao dizendo que ela è muito talentuosa. Agora va atuando em Sampa, que pena que è tao longe da minha morada…parabens Salvatore

  • oi, fabio, muito prazer. sou de brasilia e fã nático n°01 de Rita Lee. ha tempos venho tentando completar a minha coleção em CDs daquela série lançada com 14 exemplares dos clássicos dela. já tenho 07, me faltam outros 07. pra vc ter uma idéia dos discos q estou falando o 1º é Fruto Proibido e o último é Rita e Roberto. por fvor me dê uma luz por onde eu possa conseguir os outro que me faltam? grato pela atenção. um abço

Deixe uma resposta