Discoteca: MAMONAS ASSASSINAS, “Mamonas Assassinas” (EMI, 1995)

Discoteca

 

No final de 1995, eles fizeram a alegria da criançada, e de muitos adolescentes. E adultos também. Dinho (vocais), Bento (guitarras), Júlio (teclados), e os irmãos Sérgio (bateria) e Samuel (baixo) eram os Mamonas Assassinas, banda que, pelos caminhos do destino, teve uma efêmera e inesquecível carreira, que durou menos de um ano. Desde a morte de Ayrton Senna, em 1994, não se via tanta comoção no país, que viu os cinco meninos de Guarulhos despontarem com sua irreverência e desaparecerem meses depois, em um trágico acidente aéreo em 02 de março de 1996, na Serra da Cantareira, em São Paulo.

Misturando brincadeiras de criança com piadas adultas, em letras capazes de deixar qualquer adulto de cabelo em pé, os meninos do Mamonas conseguiam facilmente dobrar quem fosse: não era difícil perceber que eles eram crianças grandes. E muito disso se deve a Dinho, o divertido vocalista que fazia graça de qualquer coisa, ora fosse vestido de Batman cantando Robocop gay, imitando a cantora Gretchen, ou vestido de pijama e pantufas. Até temas mais ousados, como a lusitana suruba de Vira-vira, acabava passando em brancas nuvens, tamanho era o carisma dos integrantes. Todo mundo queria embarcar naquela Brasília amarela.

 

Em vida, lançaram apenas um CD, que chegou às lojas em 23 de junho de 1995, e que virou uma febre na segunda metade daquele ano. As 14 canções, compostas pelos próprios Mamonas (com exceção de Sábado de Sol – de Pedro, Felipe e Rafael, o grupo Baba cósmica, e Sabão cra-crá, de autor desconhecido), apesar de passearem entre o pagode (Lá vem o alemão), o xaxado (Jumento celestino), o fado (Vira-vira) e o sertanejo (Cabeça de Bagre II), entre outras, tinham o rock em sua essência, presente entre hilárias imitações de Netinho de Paula, Raça Negra, Roberto Leal, Falcão, Belchior, Titãs… isso sem esquecer a introdução de Chopis Centis, com os arranjos de Should I Stay I Should I Go, do The Clash. E 1406, que brincava com os desejos desenfreados de uma esposa em comprar tudo o que era vendido num antigo canal de vendas por telefone.

Produzido por Rick Bonadio e lançado pela EMI, Mamonas Assassinas foi o presente preferido no Dia das crianças e no natal daquele ano. Ninguém acreditava que eles se tornariam um fenômeno: a gravadora achava que venderiam no máximo 50 mil cópias. Em dezembro de 1995, era este o número de cópias vendidas por dia – no total, foram 1 milhão e meio de CD’s.

O desaparecimento de Dinho, Bento, Sérgio Samuel e Júlio deixou nas pessoas um vazio sem precedentes. Tempos depois surgiram outras tentativas de preenchimento desta lacuna, como Tiririca e Herculóides. Em vão: os meninos estarão pra sempre guardados na memória e no coração de quem viveu aquele tempo.

Atenção, Creuzebek: Se você ainda tem o disco, ouça. Se não tiver, procure: a EMI nunca o tirou de catálogo. E se você não os conheceu, corra atrás. É diversão garantida.

Faixas:

1406
(Dinho e Júlio Rasec)
Vira-vira
(Dinho e Júlio Rasec)
Pelados em Santos
(Dinho)
Chopis Centis
(Dinho e Júlio Rasec)
Jumento Celestino
(Bento Hinoto e Dinho)
Sabão Crá-crá
(autor desconhecido)
Uma Arlinda Mulher
(Dinho e Bento Hinoto)
Cabeça de Bagre II
(Dinho, Bento Hinoto, Sérgio Reoli, Samuel Reoli e Júlio Rasec)
Mundo animal
(Dinho)
Robocop Gay
(Dinho e Júlio Rasec)
Bois Don’t Cry
(Dinho)
Débil Metal
(Dinho, Bento Hinoto, Sérgio Reoli, Samuel Reoli e Júlio Rasec)
Sábado de Sol
(Pedro, Felipe e Rafael)
Lá vem o alemão
(Dinho e Júlio Rasec)

Produzido por Rick Bonadio

38 comments

  • Me emocionei ao ver esse texo,eu apenas tenhu 13anos,e ñ tive a oportunidade de ver d perto esses meninos lindos.
    Amo elis eternamenti…
    levarei elis comigo no meu coração pra sempre….
    Mamoas Assassinas
    forever!!!..

  • eu gostei muito desse texto eu tenho 15
    anos e gosto muito dos mamonas.
    eu numca mim esqueçerei deles
    sempre ficaram quardados
    no meu coração
    mamonas assassinas

  • tenho 11 anos,pena que não conheci os gatinhos mais eu tenho dvd’s!
    vejo na net tudo sobre eles e eu sei:
    "O CÉU GANHOU 5 ESTRELAS A MAIS E ELOAS SÃO:DINHO,BENTO,JULIO,SAMUEL E SÉRGIO"
    amos vcs

  • tenho 11 anos,pena que não conheci os gatinhos mais eu tenho dvd’s!
    vejo na net tudo sobre eles e eu sei que:
    "O CÉU GANHOU 5 ESTRELAS A MAIS E ELAS SÃO:DINHO,BENTO,JULIO,SAMUEL E SÉRGIO"
    amos vcs!!!!!

  • bem eu tenha dois anos quando os mamonas asasinas morerao
    mais hj eu tenho no meu pc todas as musicas deles!!!
    eles foram muito mais que uma banda
    eles foram e serao sempre unicos
    mamonass para sempre

  • " eles vieram foram unicos… deixaram lembranças e em tão pouco tempo com suas musicas moviam milhares de pessoas…
    … eternos,apaixonantes e inesqueciveis!"

  • sou dades deles dinho bento sergio samuel julio foram legais o dinho emtao nem fala mais ingracado da banda julio era legal samuel era mais queto bento fazia umas caretas feias sergio mais foter e a vois mais groca mamonas assassinas para sempre!!!!!!!!1111

  • Minha saudades dos Mamonas Assasinas que mata até Hoje sem eles nos Mesmo nao samos nada Hoje no Site dos Mamonas eu vi que eles brever vao fasser o filme dos mamonas mas o que me matar mesmo que me da vontate de pular de um Predio e ver eles de qualquer jeito ele disse pra voces lute pro seus sonhos e todos nos vamos lutar pelos nossos sonhos mas meu sonho e verlos mas como? No Espirito, No Céu , O no inferno eu iria no Inferno so para velos como eles Sente mas isto eu Sinto que foi um Castigo de Deus Por que eu vi a morte deles no site do Google e fiquei triste vendo as fotos dos mamonas mortos Mas eu vou Lutar Por meu sonho queria Velos Na Realidade Mas eu Vou para Frente sem Enjoar deles E vou Mesmo No ceu ganhou uma 5 estrela e eu gostei do Show deles que me deu Choro mas eu Vou Lutar Dinho disse que a Musica cai nas cabeças das pessoas fracas e ele disse que eposivel voce conseguir realizar seu sonho então lute se- mesmo sem parar….
    Escritor Por Jean Moreria Souza ….

  • bom tinha 2anos quando o mamonas assassinas morreram….
    mais hoje eu choro tenhu saudaes apesar de num conheçer os integrantes…
    me emociono quando escuto musicas deles ou quando vejo fotos….
    eu choro como se eu conhecesses eles…
    como se fossem da minha familia….

    mamonas assassinas sempre em nossa vida…

    deus ghanou mais uma estrela com 5pontas brilhantes….cuida desses meninos senhor…

    julio, bento, sergio, samuel, e dinho…

  • bom tinha 1ano e10meses asmamonafalesrão minha mãe semprefalou para mim que as mamonas erao muita engrasadas ai endiante com meus5anos aprendi acantar muitas musicas de julio,Bento,sergio,Samuel,e Dinho… minha vida mudou vique asmamonas nao erao apenas cantores eraopessoas super normais como agente purdentro nao importa se for rico pobre milhonaro ou super milhonario ou ser dono de umacidade interinha importaoque samos navidaagora endiante tem gente que fala que gosta das mamonas por falar imventao coisas Deus fala lado céu como eles sãointeligente como coquer um domundo inteirinho sabi diso . porisso que la do céu onoso senho esta zelando por eses 5 govens.

  • putzz nun tem nem como fala o sucesso
    que eles fizeram em 7 meses eles mudaram e vida de muita gente com apenas 14 musicas mais São musicas que mudaram o brasil!!!

    sou muito Fã deles tenho todas a discografias!!
    DvD’s

    e posters deles

    um grande abraço a todos que ainda gostão deles

  • Não tive a oportunidade de conhecer-los, sua ireverencia, sua alegria e sua vontade de curtir a vida foram fatos q deixou um imenso vaziu em nossos corações.

  • Amei este site…
    pq sou muito fã dos mamonas assassinas…
    vi umas fotos deles no google e quase chorei…
    agora eu sou muito mas fã deles por este site…
    este site me mostrou que eles são muuuito especiais…

  • Amei este site…
    pq sou muito fã dos mamonas assassinas…
    vi umas fotos deles no google e quase chorei…
    agora eu sou muito mas fã deles por este site…
    este site me mostrou que eles são muuuito especiais…

    Comentário enviado por douglas em
    02/07/08 as 10:02

  • E samuel tambem era miseravel no baixo eu acho que ele era melhor que eu meu nome é tiago eu sou muito tirado mais sou feliz tiago de jesus cruz da silva

  • oi sou caroline tenhor 13 anos.
    mamonas assassinas,,, foi uma historia,,como se fosser uma vida real,, pelas suas letras de musica, e jeitor q eles se vistia de mulher,,aquilo era um pensamento tipo do futur,, eu amor os mamonas assassinas,e vou continuar gostano das musicas deles eu tenhor todas as musicas deles no meu pc.~
    e vai ficar pra sempre aq no pc,e na minha cabeça,,a utima coisa q eu lamento foi de nao ter conheçido eles,,julio,Bento,sergio,Samuel,e Dinho… vcs estao aq no meu coraçao,, com a suas 14 musicas inesquesivel.
    um dia eu vou ter uma oportunidade,,de conheçelos la no céu,,e nao vai demora muito,,eu amor vcs seja oq for,,,caroline vargas dos santos.. carolinevs2007@hotmail.com
    redençao para

  • os mamonas assassinos pode ter ido mais os espiritos deles estarao no meu coraçao eu nao gheguei ver eles ao vivo mais eles fizeram muito suscesso e ele brilharam em qualquer lugar momonas nunca vou esquecer de voces te amo e eu gosto da musica 1406 e tenho 13 anos

  • queria muito de ter conhecido eles eles erar lindos e prinsipaumente o DINHO ele era lindo amo eles mesmo eles que eles estejam mortos eles vao ficar pela eternidade no meu coração eu amooooooooooooooooooooo eles muitoooooooooooooooooooooooo queria que eles estivesem vivos pra eu conhecer eles quero que eles ressussitem porque sinseramente falando denovo eu amoooooooooooooooooo eles thauuuuuuuuuuuuuu pra vcs e nao esqueçao else nao moreram em nossos coraçoes bjs pra vcs e pros mamonas assassinas

  • eu me emociono quando lembro deles….eu sei que deus sempre faz o certo mas o que foi certo para Ele nós entendemos como errado,pois a saudade deles é nossa companheira.Como 5 pessoas alegres e que tinham uma vida pela frente podem morrer assim tragicamente?Eu só tenho 12 anos mas gostaria muito de ter conhecido-os pois,tudo que vejo sobre eles é de partir o coraçao…hoje choro com as lembraças mas sei que quando Deus tb me levar eu irei encontra-los no céu.

    ETERNAMENTE…MAMONAS ASSASSINAS…

  • Mamonas Assasinas " unico" !!!

    Muito divertidos…fazia de suas musicas puro humor com misturas de todos os tipos e ritimos de musicas(rock,sertanejo…)

    Eles ficaram para a historia !! e no coracão de todos …

    Pena q foi pouco tempo…mas um tempo q conquistaram todos ! Q bom q eles existiram! MAMONAS SEMPRE AKI S2 !!!

  • Los conoci por medio de una amiga y desde ahi me hice fanatico, todavia los sigo escuchando mis sobrinos que tiene 20 años tambien y ahora mi hija que tiene 2 años canta las canciones y baila, la verdad unos genios siempre van a estar en mi corazon

  • Deus do céu!!! Esse povo não aprendeu a escrever na escola não? Como tem erro nesses comentários…. "tô boba"!!! Mataram o português…

  • gostaria muito de conhecido todas as musica deles, mais uma que mim marcou foi pelados em santos.lembra muito minha infancia eu e os meus primos gostava muito de canta.sempre toda tarde montava a nossa banda e direpente começava acantar, so sabia ela.cacau

Deixe uma resposta