Discoteca: DANIELA MERCURY, “O Canto da Cidade” (Sony Music, 1992)

Discoteca

Em outubro de 1992, a música brasileira foi surpreendida por uma jovem cantora, bonita e vibrante, vinda diretamente da Bahia: Daniela Mercury, e seu segundo disco, O Canto da Cidade (foto), lançado pela Sony Music através do selo Columbia.

Com doze faixas, O Canto da Cidade apresentava ao Brasil uma nova safra de compositores, como Carlinhos Brown – na época integrante do grupo Timbalada, Durval Lelys, Davi Moraes e Tote Gira, que dividia com Daniela Mercury a faixa-título. A alegria era o mote principal do álbum, em canções dançantes que exportaram para os quatro cantos do país a Axé Music, que deixava de ser um movimento cultural restrito da Bahia para contagiar todo o Brasil.

Naquele CD, Daniela Mercury revisitava também um grande sucesso de Caetano Veloso e Chico Buarque (Você não entende nada), fazia um dueto delicioso com Herbert Vianna (Só pra te mostrar), relatava os anos de chumbo da ditadura militar (1964-1985) em Geração perdida e celebrava os 18 anos de existência do Ilê Ayê em O mais belo dos belos.

Produzido por Liminha, o disco rapidamente se tornou um dos maiores sucessos da década, que rapidamente alcançou o topo das paradas de sucesso, se transformando em um dos mais vendidos daquele ano, marcado pelo fenômeno dos caras-pintadas, do Impeachment do Presidente da República Fernando Collor e da morte da atriz Daniela Perez.

Com este disco, Daniela Mercury, aos 27 anos, proporcionou uma reviravolta na música brasileira daquele início de década, sufocada pelo fenômeno das duplas sertanejas. Um item indispensável, que nunca sai de catálogo e de moda.

Em comemoração aos 15 anos de O Canto da Cidade, a Sony Music lançou, no final de 2007, o registro em DVD do especial de TV exibido pela Rede Globo em dezembro de 1992, com trechos do show de Daniela Mercury na Apoteose (RJ), e as participações especiais de Caetano Veloso, Herbert Vianna e Tom Jobim.

Músicas:

O Canto da Cidade (Tote Gira / Daniela Mercury)
Batuque (Rey Zulu / Genivaldo Evangelista)
Você Não Entende Nada (Caetano Veloso / Chico Buarque)
Bandidos da América (Jorge Portugal)
Geração Perdida (Daniela Mercury / Ramon Cruz / Toni Augusto)
Só Pra te Mostrar (Herbert Vianna)
O Mais Belo dos Belos (A verdade do Ilê / O charme da Liberdade) (Valter Farias / Adailton Poesia / Guiguio)
Rosa Negra (Jorge Xaréu)
Vem Morar Comigo (Daniela Mercury / Durval Lelys)
Exótica das Artes (Armandinho Macedo / Edmundo Carôso)
Rimas Irmãs (Carlinhos Brown)
Monumento Vivo (Moraes Moreira / Davi Moraes)

Assista abaixo ao clip de O canto da cidade, dirigido por Patrícia Prata:

Deixe uma resposta