Discoteca: CÁSSIA ELLER, “O Marginal” (Philips / Polygram, 1992)

Discoteca

Saudade: uma palavra tão forte quanto sua apunhalada. Às vezes o tempo passa depressa, rápido demais. Anos e anos se vão como pó ao vento. Cássia Eller se foi, mas sua vida está presente em nós, afinal o que de melhor ela fez por aqui, felizmente, podemos continuar ouvindo.

Quem voltar um pouco no tempo e conseguir achar alguns raros discos de Cássia Eller, do começo de sua carreira, vai levar um susto. A maioria das pessoas está acostumada a ouvir a Cássia em seu pós-Malandragem, onde o repertório ficou um pouco mais pop. Mas os primeiros discos da garotinha mostram um lado blues, talvez nunca mais repetido em seus últimos anos. A voz rasgada, janisjopliando nossa língua com seu próprio estilo, vem de sua época em que a noite guardava em seus bares os melhores segredos da música.

Em 1990, Cássia Eller iniciava sua carreira com o disco homônimo, lançando-se através da canção “Por Enquanto” de Renato Russo, mas foi dois anos depois que em “O Marginal”, Cássia ousou-se de vez, trazendo um repertório repleto de novidades.

A música que abre o disco é “Caso você queira saber”, de Beto Guedes e Márcio Borges, uma canção meio blasé, mas nada clichê, com graves e agudos, berros e melodias suaves. Luiz Melodia e Jimi Hendrix são interpretados em dose dupla, “Sensações” e “Amnésia”, do primeiro, “If six was nine” e “Hear my train a coming”, do guitarrista-mor. Cássia ainda mostra seu lado compositora em “O marginal” e “Eles”, além de “Aquele Grandão”, de Mario Manda e Leda Pasta, e “Comédia”, de Tatá Spalla, que como em “Rubens” – do disco anterior – mostram todo um lado erótico e coerente com as contradições da sociedade.

“O marginal” ainda conta com a excelente “Bobagem”, parceria clássica de Rita Lee e Lúcia Turnbull (que também a gravou), “Teu Bem” de Paulo Barnabé, e com a composição de Itamar Assumpção – sempre acertando no alvo – “Sonhei que viajava com você”.

É, quando a saudade bater, “O marginal” é um santo remédio para se viajar nas ondas do pensamento abundante.

Canções:
Caso Você Queira Saber
Sonhei que Viajava com Você
Sensações
Teu Bem
Amnésia
O Marginal
Eles
Aquele Grandão
Bobagem
Comédia (Instrumental)
Hear My Train a Coming
If Six Was Nine

18 comments

Deixe uma resposta